Linha exclusiva desenvolvida para Galeria Ligia Testa Art.
Ishidô (ichie) = Nada acontece duas vezes iguais, tudo é único.
Num período de muitas guerras e muita ostentação por parte dos samurais (que eram a elite da época), surgiu o zen budismo, como movimento de reação à esse materialismo exacerbado.
A filosofia japonesa do zen budismo ressaltava a beleza de simplicidade, da humildade e despojamento. Uma prática comum era a cerimônia do chá. A cabana onde a cerimônia do chá era realizada simbolizava um retiro espiritual. Por isso o caminho para se chegar na cabana (conhecido como röji) era um percurso que significava o distanciamento de uma realidade cruel para um mundo sublime, relacionado à beleza e à conexão com a natureza.
Esses princípios embasam a minha coleção básica Wabi Sabi, e receberam uma vertente especialmente desenvolvido para a galeria Ligia Testa, ARqtus. Em que a estética da beleza ganha novo viés, com linhas simples e austeras, áreas chapadas e opacas, formas irreverentes e ao mesmo tempo limpas, sem rococós.
O menos é mais.
As peças de cerâmica são quase em sua totalidade nuas (sem esmalte), expondo a sua beleza natural. Com isso proporciona nossa reconexão com a terra. As poucas áreas esmaltadas protegem o necessário para que a peça possa ser utilizada e para criar um contraste cromático que ressalta o design da cerâmica.
A cultura humana está imbricada com a Arte Cerâmica, porque ela vem da terra, é argila que se vai misturar, amassar, modelar, tornear, esculpir, pintar e pôr no forno. Para mim, a cerâmica feita a mão é arte, é encantamento, seja ela funcional (pratos, jarras) ou contemplativa (esculturas). É mágica: pois o calor do forno sela o processo transformando em cerâmica as idéias do artista.
A linha Ishidô é de venda exclusiva da Galeria Ligia Testa, que tem orgulho e honra de representar peças tão sublimes.