Ativo 11.png
1/14
1/14
Screen Shot 2022-09-03 at 09.02.24.png

cerâmica

21 a 24.out.2022

Flávia Pircher 
maio 2022

Kathársis é a  purificação do espírito através da purgação do que é estranho à essência de um ser, especialmente dos sentimentos de terror ou de piedade vivenciados na contemplação do espetáculo trágico.

Momento pós isolamento, quando nos percebemos face a face com nós mesmos, e descobrimos coisas sobre nós que nem imaginávamos. Introspeção.

A maneira que encontrei de expressar esse momento foi fazendo corpos com partes deformadas. Cada ponto como sendo um “calcanhar de aquiles”, porque todos temos nossos pontos fracos.

 

A esperança é conseguir se auto-purificar e melhorar, evoluir, sempre!

Kathársis 1

Escultura realizada após minha recuperação do covid (primeira cepa), que se mostrou muito agressiva e matou milhares de pessoas.

A iminência da morte nos faz refletir sobre uma série de questões acerca da existência humana e de como lidamos com a nossa própria vida.

Perceber as próprias falhas e pontos fracos e tentar melhorá-los é o mote que tento representar através da deformação do corpo dessa peça.

Kathársis - Morte

A notícia da morte de meu pai caiu como uma bomba nuclear, um efeito catastrófico que me arrebentou o coração. 

Mas cada um tem uma forma de reagir e expressar a sua dor. O choro e desespero não foram as maneiras por mim escolhidas. Por fora eu estava calma, serena e responsável por toda organização prática que o momento necessitou. Mas internamente eu visualizava os estilhaços do meu coração flutuando ao meu redor......

 

Kathársis - Luto

Meses após a notícia da morte, numa certa manhã enquanto eu caminhava e conversava com Alex, meu marido, relatei a sensação de inapetência pela vida. Também contei que sentia que minhas forças e vontade estavam escoando, como se eu estivesse me liquefazendo, indo embora e desaparecendo aos poucos. E nesse momento veio à consciência a relação entre essa sensação e o sentimento de luto que eu estava vivendo

Thumb youtube.jpg