


QUEIMAS PRIMITIVAS
Dê autenticidade e significado para as suas peças

As queimas primitivas também são chamadas de queimas alternativas.
As queimas são carregadas de significados históricos.
Ao serem praticadas hoje, a gente ressignifica essas práticas, entretanto a peça ainda carrega uma aparência que evoca simbologias e iconografias assumidas ao longo da história das culturas ao redor do mundo.
Neste vídeo apresento o contexto histórico de cada técnica (que julgo muito importante saberem, para que saibam também repassar e enriquecer ainda a percepção de valor de suas produções) e as características de algumas das queimas que sou apaixonada:

-
SAGAR – possibilita a coloração de peças de forma única, utilizando elementos orgânicos, sem brilho, sem esmaltação.
-
RAKU TRADICIONAL E RAKU NU (variação do raku tradicional, porém não utiliza esmaltes) - os desenhos das peças são feitos pela fumaça do fogo.
-
QUEIMA DE BURACO - uma técnica que traz um fator de conexão profundo entre nós e a natureza e entre nós e as práticas ancestrais.
As queimas primitivas possibilitam uma vivência e a produção de peças cerâmicas tão carregadas de significados que nunca uma peça industrializada conseguirá reproduzir seu valor - e por isso é tão importante sabermos contar nossas histórias de ceramistas, para educarmos nosso entorno e nossos clientes.
Se você já é cadastrado no meu site, você já recebeu este link. Não é necessário se inscrever novamente. Verifique na sua caixa de antispam/lixo eletrônico.
